terça-feira, 22 de maio de 2012

A história da sala secreta e o dia que conheci as poesias de Fernando Pessoa


Há muito tempo atrás, na época em que eu cursava o ensino médio, em uma escola pública da minha cidade, ouvia-se pelos corredores a antiga história de fantasmas mal assombrados de 4 alunos do ano de 89 que haviam morrido em um incêndio numa das salas do porão. Durante muito tempo, esta história fez-se viva entre os alunos, fazendo com que nenhum deles, jamais ousasse adentrar na sala do porão embaixo das escadarias. 
Era uma noite de agosto, e eu e meus colegas estávamos fazendo apresentações do grêmio estudantil para a turma do terceiro ano que estudavam a noite.  Durante o intervalo, brincadeira vai, brincadeira vem,  e logo , o tema de discussão do grupo era sobre a existência de fantasmas na escola. Eu, com meu fascínio pelo mistério,  sempre me colocava a disposição para desvendá-los.  E lá pelas tantas horas, um de meus amigos, chamou a garota que eu gostava e me armaram um desafio.  Disseram-me que se eu conseguisse a chave da porta da sala embaixo da escada e entrasse lá e por lá ficasse durante um período, a garota, em retribuição me daria um beijo.
Não havia como negar tal desafio.
Levei dois dias para conseguir roubar as chaves do zelador, e testar uma por uma, até que encontrasse a chave certa. Disse aos meus amigos, que poderiam me esperar na próxima noite, que eu entraria.
Na noite seguinte, eu e meus amigos, voltamos a escola a noite, para terminar a apresentação e concluir meu desafio sinistro. Um período inteiro dentro da sala assombrada. 50 minutos que poderiam ser os mais assustadores da minha vida. Mas na época, eu era um adolescente, e adolescentes fazem de tudo por um beijo da menina mais linda da escola.
Era Por volta das oito da noite, as escadarias estavam desertas e não havia nenhuma alma no saguão. Tirei a chave do bolso, e não havia como negar. Eu estava com medo. Mas não votaria atrás. Desci as escadas até o porão, coloquei a chave no trinco e girei a maçaneta devagar.  A porta soltou um rangido alto que ecoou por todo o saguão, como se não fosse aberta à mil anos.  E então, depois de observar o escuro em seu interior, adentrei. Fechei a porta atrás de mim, ainda tremendo. Minhas mãos tatearam as paredas cegamente atrás de um interruptor, e minha mente, já começava a produzir ilusões motivadas pelo medo. Até que finalmente, encontrei o interruptor. Ao acender a luz, tive um espanto assombroso.
A sala estava repleta de livros velhos. Quase todos relacionados à poesia.  E em meio a todos aqueles livros, peguei um que estava sobre o chão. Um livro de poesias de Fernando Pessoa.  Um conjunto de poemas do poeta português, que até aquele momento, eu nunca tinha ouvido falar. Comecei a ler, e não pude mais parar. O jeito como ele descrevia o amor, a forma alinhada de suas palavras me encantaram.
Ao sair da sala, meus amigos não acreditaram na minha coragem, e eu ganhei o meu prêmio, o beijo da garota mais linda da escola. Mas meu maior troféu, naquela noite e em todo o resto da minha vida, foi minha descoberta naquela sala.
Algum tempo depois, perguntei ao professor de português sobre o incêndio, e ele disse que isso nunca aconteceu. Contei a ele sobre a sala do porão e os livros esquecidos, e ele me disse que lá, funcionou u clube de leitura muito antigo, que já não existia mais. Os livros ficaram esquecidos até minha descoberta naquela noite. E aquela sala, foi meu refúgio por 4 anos.

Lá eu me escondia do mundo todo, para ficar em paz com os meus fantasmas, e os livros sem dono.

Acredito que até hoje a sala ainda esteja lá, com os livros todos espalhados pelos quatro cantos. Mas ainda assim, continuará sendo meu refúgio secreto. Porque o tempo passou, eu saí da escola, mas nunca devolvi a chave de volta ao zelador... 














***

4 comentários:

  1. Geente...quanta coragem!
    Eu preferia não ter ganhado beijo de ninguém,rsrsrs...
    Que medo,cara!
    Mas valeu a pena duas vezes,ganhou o beijo e ainda conheceu esse poeta maravilhoso que é o Fernando Pessoa,:)
    Adorei saber como foi a descoberta,mas eu fiquei com um medinho,sabe?! rsrs
    Muito legal,adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Amanda! Sim, não foi tão fácil quanto parece no texto, mas valeu muito a pena. Acho que de todo o mundo, aquele é o único lugar tão meu, que é como se me pertencesse desde sempre!

      Excluir
  2. oooooooooun *--*
    que história perfeita Canata!!!
    anéeim,me aceita na sua sala tb? kkkkkk
    muito legal,a sua coragem,o beijo e ainda,os livros!!! *--*

    puts!
    mto legal memso!! kkkk

    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Denise!
      Aceito sim!Bons leitores e amante dos livros sempre serão bem vindos!!
      Foi uma das experiências mais gratificantes que tive na adolescência. Onde as necessidades de ser corajoso, forte e determinado, nos fazem fazer coisas extremamente fora do normal!!

      Excluir