Porque sou um Aprendiz?

Certa vez me perguntaram porque eu sempre me considerei um aprendiz e não um poeta de verdade.  E eu com calma, refleti sobre o assunto e cheguei a conclusão de que, quando o assunto é poesia, somos todos nós meros aprendizes. 

A poesia é uma constante, assim como a vida. Ela nunca para, sem mantém sempre em movimento. Poesias feitas aos 13, tem sua essência de um garoto de 13 anos. Poesias feitas aos 20, tema a essência de um homem aos 20. E assim se segue. 
Quando você escreve poesia, você coloca uma parte de si em cada letra, cada palavra verso ou frase.  E a cada segundo, nós não somos mais o mesmo. Somos seres mutáveis, por vezes falhos e é parte da nossa natureza estar sempre aprendendo, seja com os acertos ou com os erros.  Poeta são sim, os que já adormeceram. Pessoa, Poe, Drummond de Andrade, Bandeira, Cecília Meireles, Neruda, Bilac, Baudelaire... Esses sim são POETAS.  Porque a continuidade de suas vidas, chegou-se ao fim do ciclo, e então ficaram aquilo que escreveram, eternizando-os para sempre.  mas com toda certeza desse mundo, se ainda estivessem entre nós, seriam assim como eu, aprendizes.  Refletindo em seus versos belos, todo aquele pequeno pedaço de instante magnífico que chamamos de agora.
Então, sim, serei um aprendiz por todos os anos enquanto eu viver. Aprendendo a fazer daquilo que sinto, versos descompassados, por vezes mal rimados, mas sentidos aqui na alma. 

Poesia é retransmitir a vida e o que sentimos através de palavras, e se a vida é sempre um aprendizado novo a cada momento, então porque solidificar a ideia de que sou um poeta e pronto? Não. Não sou. Sou aprendiz e com orgulho. Porque aqueles que vivem sólidos na ideia de que já de fato são e não precisam ser mais, estão perdendo uma magnifica oportunidade de ver e sentir a beleza que é viver a constância das continuidades que a vida nos oferece a cada segundo.

E que eu continue sendo sempre um aprendiz.

E que minha poesia, se modifique e se molde a cada novo aprendizado.  
Porque na minha humilde concepção das coisas que eu entendo no meu entender imperfeito dos fatos, ser um aprendiz é acima de tudo, estar vivo e sentir-me de fato, vivendo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário