terça-feira, 24 de maio de 2011

Homenagem à Fernando Pessoa


Fernando Pessoa foi muito mais do que se pode imaginar.
Além de poeta, uma pessoa, de muitas personalidades.
E um olhar discreto sobre si mesmo, como poucos podem fazer.
O pensar e lamentar de sua alma, tão fragilizada,
Imortalizando seus devaneios, em escritos desvairados.
Um homem com diferentes versões sobre si mesmo,
E uma capacidade surpreendente de transformar desilusões em poemas
Admiro-o, não só por sua Poesia, mais também por sua Pessoa.
Poucos são os que conseguem conviver com diferentes “Eus” ecoando dentro de si.
Ora Álvaro, ora Alberto, ora Ricardo. E não era apenas uma simples mudança de nomes.
Era uma metamorfose literária por completo. Exceto talvez por sua forma única de olhar
No mais íntimo de si mesmo, entre o concreto e o metafísico.
Buscar respostas em seu próprio existir, compreender as desequilibradas regras de viver,
Mesmo quando aos olhares incoerentes do mundo, não haviam perguntas, nem regras.
Há ainda que se lembrar do “Pessoa” que existe em mim. De onde vem boa parte de meus pensamentos, de minhas emoções, de meus sentimentos.
Fernando Pessoa, será sempre pra mim, uma espécie de professor, e escola de sentimentos. Um escritor que descreve a tempestade lírica de seus devaneios entre o universo exterior e seu mundo interno como nenhum outro jamais fará igual ou parecido.
Seus poemas são pra mim, o mesmo que o amor é aos apaixonados.
Este texto é uma singela homenagem ao homem que nunca conheci, e que ainda assim, conheço tão bem, ao ponto de chama-lo de amigo!
Obrigado Fernando Pessoa, e todos seus heterônimos.
Na sua Pessoa, me reconheço, me redescubro e me reinvento...

7 comentários:

  1. Olá Canata, nada melhor do que homenagear o Fernando Pessoa, um grande poeta que acrescentou e muito a nossa literatura.

    Abraços,
    Caio

    ResponderExcluir
  2. "Pessoa" tbm deve ter tido quedas em sua caminhada isso as vezes fica latente em alguns de seus poemas e mesmo usando do subterfúgio do pseudônimo pra tentar driblar a dor é visível nas entrelinhas toda dor de amor. Tbm achei merecida a homenagem. Um bj carinhoso.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Canata,Fernando pessoa foi um grande escritor,na verdade é,pois Pessoa como ele nunca foi,é e sempre será...não li muita coisa dele,mas uma vez fiz uma pesquisa de sua obra literária e sua biografia,e li uma frase dele que eu achei muito interessante e legal:

    "Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,
    Não há nada mais simples
    Tem só duas datas — a da minha nascença e a da minha morte.
    Entre uma e outra cousa todos os dias são meus."
    Não é nada demais,mas é profunda...ele É com certeza um grande escritor.
    Ótima ideia homenageá-lo.
    Parabéns,abraços e boa noite.

    ResponderExcluir
  4. Olá
    e há pessoa mais merecida que esta para uma homenagem?
    Belíssima Postagem,me identifico com muito dos escritos dele!
    Canata,vim visitar-lhe,e ja me encantei com teu espaço.
    Estou seguindo,voltarei!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Salve Pessoa! Um inusitado poeta, pensador e tudo mais... eternamente Fernando....

    Desvairado e eloqüente como nós...
    Amoroso e sábio tanto quanto!

    bj

    Em tempo, cuidarei muitíssimo bem da sua poesia sempre... aqui ou acolá!

    ResponderExcluir
  6. "Na sua Pessoa, me reconheço, me redescubro e me reinvento..."

    Adorei a homenagem!
    Fernando Pessoa é um dos maiores expoentes da literatura! Seus textos? Fantásticos!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. amo de coração
    meu inspirador!
    bj
    te sigo

    http://rgqueen.blogspot.com/

    ResponderExcluir