sexta-feira, 1 de julho de 2011

Uma sincera opinião sobre Destino e Acaso



Esta noite me perguntaram se eu acreditava em destino. Eu respondi que sim, apesar de acreditar que o destino é uma verdade e uma farsa em movimento. O destino é instável. Muda o tempo todo, graças a um fator simples chamado: Acaso.
Suponha-se que meu destino é morrer hoje num acidente de ônibus. Eu sigo meu ritual habitual, me apronto, tomo meu café e saio de casa sem nem menos imaginar que dentro de algumas horas estarei morto, tudo porque este é o meu destino. Quase chegando no ponto do ônibus, eu piso num cocô de cachorro.  Volto pra casa correndo, troco o sapato e volto o mais rápido o possível, mais perco o ônibus. Retorno a minha casa desanimado, ligo a tevê e vejo a notícia que meu ônibus capotou na rodovia, não houve sobreviventes.
O cocô de cachorro, foi o acaso que mudou todo meu destino. Pode até ser que eu venha morrer hoje, que um avião caia na minha cabeça, sei lá (mais espero que não!). Mais o fato é que o destino muda. Ele não é aquela ideia que temos de que todos os nossos passos já estava premeditado.
Deus nos deu o dom do livre Arbítrio.  O direito de dizer não, quando querem que digamos sim. O direito de fazer escolhas. E nos dando esse nobre, porém perigoso direito, acabamos criando o acaso, que consequentemente altera o destino o tempo todo.
Por isso, e não só por isso, é que devemos viver nossas vidas, sempre tomando cuidado com nossas escolhas, e não com nosso destino. Acredito que tudo aquilo que realmente é nosso, nos é ofertado na hora certa.
E escrevendo sobre isso, me lembrei de uma frase de um colega dos meus tempos de colégio. Certa vez, ele disse que: Entre aquilo que não sabemos e aquilo que não conhecemos, devemos sempre ficar com aquilo que acreditamos. Se você acredita em destino, seja ele estável, ou instável, no fim das contas não faz diferença nenhuma. O que importa é viver...

9 comentários:

  1. O destino é o viver... sem medo ou cismas... transformamos o nosso destino como bem colocou você no seu texto... mudemos para o bem!

    bjsss e parabéns pelo texto, muito bem colocado mediante tema que se mistura ao misticismo e de misticos, todos temos um bocadinho né!!!

    ResponderExcluir
  2. Agradecido pela visita, grato pelo Comentário com suas belas palavras, e venho ainda retribuir, e dizer que também me encantei com teus textos, Parabéns.

    Destino poderia ser algo tão belo, mais eu não acredito em destino. O que eu faço hoje, é resultado do amanha, Planto hoje o que colherei amanha.

    Abraço, Boa noite
    JuniorPoltergeist.

    ResponderExcluir
  3. Canata... adorei eu texto. Me fez lembrar de um filme, que se vc nao assistiu eu recomedo: as cinco pessoas que vc encontra no Ceu.

    A vida e um emaranhado de situacoes. Imagina quantas interferencias acontecem diariamente em nossas vidas.
    Imagine quantas influencias temos passado a tantas pessoas sem que percebemos. Uma palavra, as vezes muda um destino.

    Um beijo..e fico feliz com suas visitas e comentarios sempre tao gentis em meu blog.

    bj

    Ma

    ResponderExcluir
  4. Destino, é o nosso uturo já trassado por Deus!

    ResponderExcluir
  5. oi Canata!
    eu amei a frase do seu colega,eu fico meio perdida entre destino e acaso,ou qualquer coisa do gênero.
    mas gostei muito do modo que vc colocou os fatos,então acho que fico acreditando como vc kkkkkk
    destino x acaso
    enfim,o importante ACREDITO (kkkkkk)
    que seja mesmo viver e estar sempre consciente das escolhas que fazemos ou deixamos de fazer no percurso da vida.

    grande beijo pra você,
    excelente texto!
    :)

    ResponderExcluir
  6. De fato,se existe destino ou não,
    o importante é viver,num mundo em que muitos só existem o "viver" é um dom!
    Belas palavras.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Canata,gostei do texto,aborda um tema muito interessante.
    Mas eu não acredito em destino não...
    Acredito que assim como vc disse,Deus nos deu o livre arbitrio e com ele nós fazemos nossas escolhas,e escolhemos também que caminho seguir.O destino seria mais algo como que já está traçado e não se pode mudar,que não importa o que vc faça aquilo terá que acontecer.
    Mas enfim,como vc disse,o importante é viver.
    Adorei o texto,
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Eu, particularmente, prefiro acreditar que Deus quis que algum bendito cachorrinho depositasse o seu coco bem no lugarzinho que passaria. Destino, para mim, vontade de Deus.

    Enfim, que belo texto!

    Abração.

    ResponderExcluir
  9. Super gostosa sua reflexão...eu creio no destino, mas diferente talvez de voce; creio que eu de certa forma trace meu destino, com minha força pensamento, tipo: estou a todo momento construindo a estrada, consegue ve-la? Uma matrix - minha força pensamento, vai construindo-a...mas, o que chama de acaso, daí eu já acho q seja, aquelas paradas que estavam marcadas para existir, não importa para que lado vire, se fez curva, se parou...enfim, naquele lugar acontece...
    Viajei né...(normal..rs)
    Abraço poético

    ResponderExcluir