terça-feira, 6 de setembro de 2011

Liberdade ou Morte!



7 de setembro de 1822. "Independência ou Morte"  Dom Pedro gritava  às margens do riacho do Ipiranga. Há quem acredite que neste dia, ele estava mesmo é deitado na cama, com uma forte dor de barriga, mais vamos aqui, nos apegar aos fatos históricos.
Hoje, tanto tempo se passou, e eu ainda pergunto: Independência? Ou Morte?
Seria uma grande falta de sensibilidade minha, ainda mais minha, que não nasci em solo brasileiro, cogitar a tal independência do Brasil. Mais, por favor, vamos olhar com um pouquinho mais de atenção aos fatos mais uma vez. Desta vez, não os históricos, mais os concretos.

Do Dicionário Eletrônico Houaiss: 
Independência:  1 - estado, condição, caráter daquele que goza de autonomia, de liberdade com relação a alguém ou alguma coisa 2 - caráter daquilo ou daquele que não se deixa influenciar e que revela imparcialidade de julgamento.

O Brasil de fato nesta data se tornou independente de Portugal. Deixou de ser colônia. Diga-se de passagem, só depois de pagar uma pequena tarifa de 2 milhões de libras esterlinas aos portugueses. Mais e o povo brasileiro? Esta nação digníssima de povo trabalhador e leal? E quanto aos milhões de brasileiros, lutando por ideais justos? Esses será que conhecem o que de fato é independência?

Independência é sinônimo de liberdade. E liberdade é o que precisamos. Queremos um Brasil novo, com menos corrupção. Menos desigualdade. Mais justiça e amor ao povo. É por isso que ainda devemos continuar lutando, porque se conseguimos a independência, no grito, não podemos deixar que calem nossa voz enquanto clamarmos por liberdade e justiça!

Um Bom feriado à todos.

E que o povo brasileiro, nascido nesta terra, ou repatriado pelos anos de convívio, consiga fazer uma vez mais com que seu grito seja ouvido e ecoado pela história.

5 comentários:

  1. Canata, fiquei feliz por usar o Dicionário Eletrônico Houaiss, pois eu também o utilizo por ser mais completo.
    Concordo contigo: não há independência nenhuma aqui tampouco liberdade ou autonomia.
    Mas há muita morte e essa "liberdade" comprada e não conquistada é inócua.

    Parabéns pela consciência crítica!

    Abraços e bom feriado para você e família!

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA CANATA,

    Julguei, que fosse brasileiro. Todas as nacionalidades têm vantagens e desvantagens.
    Quanto ao seu texto, bom, como Professora de História, que sou, só lhe posso dar nota 9. A nota 10 ficará, sempre para o professor.
    Liberdade em consciência, SIM.
    Bom feriado.

    Beijos de luz.

    ResponderExcluir
  3. Luz minha cara;

    Não há duvidas de que sou brasileiro. Nasci em solo Uruguaio, em Las Piedras, mais vim ao Brasil trazidos por meus pais adotivos quando tinha pouco mais de 2 anos de idade. Todas as minhas lembranças são daqui, e hoje me considero 100% brasileiro.

    Abraços meus!

    ResponderExcluir
  4. Comungo de suas idéias. Penso q não podemos nos calar, lutar é preciso. E principalmente, nos empenharmos para q os cidadãos se tornem mais críticos e possam escolher melhor nossos representantes. Muita paz!

    ResponderExcluir
  5. As vezes é preciso gritar pra se fazer ouvir. Um bj carinhoso.

    ResponderExcluir