segunda-feira, 25 de abril de 2011

A História do Livro Roubado


                Esta é uma história sobre um fato que me aconteceu quando eu tinha oito anos.  Na época, eu já gostava de ler, mais não tinha muita criatividade e cultivava um péssimo gosto para livros. Se é que se existe péssimo gosto para leitura! Mais um belo dia, ganhei de presente de uma professora do meu colégio, um livro chamado: “Passagem para Ravena”.            
                Já faz bastante tempo que eu o li, mais suas palavras eram tão fortes e de tão similar linguagem, que me apaixonei. Ele contava a história de Lívia e Diogo, dois adolescentes que são perseguidos por um passado que não viveram, ou pelo menos que não se lembram. As memórias passadas do guerreiro medieval Dimitri vivem em Diogo, um jovem de classe média ligado em rock, gibis e que tem seus problemas de relacionamento com seu pai. E Irina, a esposa de Dimitri, é incorporada pela recatada Lívia, uma adolescente pouco vaidosa que vive em seu próprio mundo, exceto quando discute com sua irmã mais velha.
Diogo e Lívia não se conhecem, mas precisam retomar a causa de Dimitri e Irina: destruir os demônios, conhecidos como parentais, que vieram de Ravena para arrasar o nosso planeta. Para isso, eles recebem a ajuda de um misterioso velho, que lhes conta a história de seus antepassados místicos e lhes entrega medalhões com poderes especiais. Os dois seguem seus caminhos paralelamente, mas o destino teima em cruzar suas histórias mais uma vez. O casal passa a viver entre mundos diferentes: um de sombras e outro de televisão, um de problemas familiares e outro de amor platônico, um de medo o outro de heroísmo, uma metáfora da complicada e controversa vida adolescente.
Quando faltava apenas um capítulo para terminar de lê-lo, este livro mágico me foi roubado, de modo que eu nunca vim a saber o final da fascinante história.
Mais foi aí que algo mágico aconteceu! O meu interesse pelo livro era tão grande, que passei a inventar o final da história todas as noites sentado na minha cama, munido de papel e caneta. Não me lembro ao certo quantos finais diferentes eu escrevi, nem tão pouco os tenho guardado. Mais o fato é que este acontecimento me fez perceber que haviam milhares de mundos dentro do meu pensamento, e que a escrita era capaz de transformá-los em uma espécie de realidade figurada.
Durante muito tempo eu amaldiçoei o ladrão que me roubou. Mais hoje percebo que estive errado. Graças a ele, eu me apaixonei pelas palavras, me apaixonei pela escrita, e descobri que havia criatividade dentro de mim.
Eu posso morrer sem saber o final daquele livro, mais não me falta imaginação para imaginá-lo!

5 comentários:

  1. Oi,tudo bem?
    Gostei bastante do seu blog;
    E respondendo ao seu comentário...claro que não incomoda,é sempre é um prazer recebê-lo...volte quantas vezes quiser,rsrs
    Adorei a história do livro roubado...muitas vezes as coisas que julgamos ruins acontecem para que coisas maravilhosas nos aconteçam futuramente.
    Boa noite ,beijos e até logo...
    OBS:Virei sua seguidora.

    ResponderExcluir
  2. Canata, Amigo! Quero dizer pra você, que minha filha (que por acaso se chama Lívia) tem 10 anos e ela certa vez, ainda com 6 anos na ocasião, fez o mesmo que vc fez... ela inventou 4 finais para uma historinha curta de um livro infantil, e eu, como mãe-coruja, não pude deixar de me acabar de orgulho, pensei assim:''essa tem sangue de escritora correndo nas veias!!!''
    Queria que te contar pq li seu post e amei!

    bj e obrigada por tudo!

    Catita

    ResponderExcluir
  3. Canata, fique a vontade! Vc pode 'quase' tudo kkkkkkkk (brincadeirinha)

    Quando for lá no meu canto, lembra de deixar seu email ta! Eu nao publicarei, é p eu te mandar um texto...

    Catita

    ResponderExcluir
  4. olá!!
    =)
    um prazer ter você no meu blog ^^
    adorei o seu,
    já estou seguindo
    ps:
    adorei a história do livro roubado
    kkkkk'
    mto legal!
    até mais,
    boa semana pra vc!
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Gostei da história. xD
    E obrigada pelo comentário no meu blog. O seu também é muito bom. ^^

    ResponderExcluir