segunda-feira, 11 de abril de 2011

Viver não tem manual de Instrução!

Quanto mais buscamos respostas para o que exatamente é a nossa vida, mais chegamos a conclusão de que muito pouco nos conhecemos. Esta é uma triste verdade que nos mostra o quanto somos ignorantes em relação a nós mesmos.
Quantas vezes nos perguntamos em qual caminho nos perdemos, sem nunca perceber que todas as escolhas, todos os caminhos e todas as perguntas nos trouxeram até aqui.
E aqui, não é exatamente onde estamos. É onde estivemos ontem, e hoje já partimos em busca de qualquer outro lugar onde todas essas perguntas voltem a nos atormentar.
Talvez porque a vida seja feita destas pequenas incertezas, ou talvez, por que seria extremamente doloroso chegar até aqui, e parar. Há ainda que se lembrar de todos os erros, onde perpetuamos um passado estrondosamente egocêntrico e destrutivo. Onde a escuridão pessimista tomava posse de tudo que tocávamos, transformando em amargura qualquer sinal de esperança.
É por isso que não podemos parar. Porque na vida, encerrar a carreira, significa deixar de viver. E mesmo que seguir em frente seja extremamente doloroso, sabemos que desistir agora seria afirmar ainda mais o quanto somos ignorantes.
A vida é como uma música qualquer que alguém ouve no rádio do carro enquanto busca o filho na escola. Você não percebe que ela existe, até que ela pare. O Problema, é que no rádio, ela pode voltar a tocar a qualquer momento. Enquanto que aqui, na realidade, quanto ela acaba, é porque chegou ao fim.
Não se culpe tanto pelas mentiras. Às vezes, elas são tão necessárias e precisas apenas para manter a verdade viva e intocável, onde possamos sempre guardá-la e protegê-la como se não houvesse mais nada onde nos apoiar em momentos tristes.
E por falar em momentos tristes, como esses foram consecutivos em nossa caminhada. Tantas partidas, desencontros, decepções. Talvez não tanto quanto as alegrias e lembranças, mais sim, de fato sofremos bastante por viver da forma como vivemos.
Se tudo fosse uma história de um livro sem final feliz, seria fácil virar a página e começar uma nova história. Seria fácil tomar decisões, fazer escolhas, viver sem risco. Mais a vida faz parte de um livro em branco. Um livro sarcástico da piada mais insana de Deus. Viver é uma arte. Algo que não pode ser escrito por outra pessoa, senão por nós mesmos.
As mais diversas línguas do mundo ainda não foram capazes de inventar a palavra certa, que possa explicar o que é viver. Por incrível que possa parecer, só se descobre como é a vida, vivendo...

2 comentários:

  1. Pois é!!! Só vivendo, sofrendo, chorando, sorrindo, caindo, levantando, etc etc ... Eu poderia ficar até amanhã traçando estas palavras e ainda faltaria adjetivos com ou sem sabores p descrever esta viagem que é VIVER... Mas isto, apenas com o passar dos anos vamos desfrutar, (eu sinto q estou veinha ja..rsrsrs) mas ainda não sei nada de VIVER... mas vamu-q-vamu né!!! Bjs

    ResponderExcluir
  2. concerteza! e ainda teremos muitas coisas boas pra viver. outras nem tanto, mais é exatamente esses pequenos detalhes é que nos faz ver o quanto a vida é fantástica e única. vamu-sim! bjss Brigado pelo comentário! rs

    ResponderExcluir